Blogroll

A CASA DO MESTRE VITALINO

Feira de Artesanato


                                                                Feira do Artesanato                                                          
Caruaru   chamada também Feira dos Artistas, realiza-se todos os dias no Parque 18 de maio. Nela os visitantes podem adquirir todo o tipo de objetos artesanais típicos de toda a região

Mestre Vitalino



MESTRE VITALINO
1909-1963
Em Caruaru foi nascido, é lá pela Ribeira dos Campos.
Tão dedicado e merecido, desenvolvendo seus encantos
Com o seu toque do Divino, que Deus fez lhe presentear.
Abençoado Mestre Vitalino, Nordestino Artista Popular.
Um bom Músico e Ceramista, modelava desde pequeno.
Que deu um Ritmo Humanista, ao seu musical Nazareno,
Tão Devoto do Deus menino, porque amor maior não há.
Abençoado Mestre Vitalino, Nordestino Artista Popular.   
No pífaro do tom diamantino, vai banda Zabumba criar
Abençoado Mestre Vitalino, Nordestino Artista Popular.
Do Alto da Moura com tino, pra Caruaru se aproximar.
Abençoado Mestre Vitalino, Nordestino Artista Popular.
Viaja pro Rio Capital, Noite de Caruaru esplendorosa.


Banda de caruaru zabumba bacamarte

Em meados de 1998, surge aos pés da estátua de Luiz Gonzaga, a Banda ZABUMBA BACAMARTE de Caruaru, inspirada no tiro do bacamarte, na cultura popular das bandinhas de pífanos, trios pé-de-serra, violeiros e emboladores.
Na sua sonoridade, uma notável predominância dos consagrados ritmos do nordeste brasileiro, singularmente temperados influências universais. Em suas composições temáticas que traduzem o cotidiano nordestino no mundo contemporâneo. 
A Zabumba, simboliza o elo com a música da terra. O Bacamarte, reflete o som arrojado do grupo, que faz de suas apresentações uma explosão de nordestinidade. A ZABUMBA BACAMARTE é a aceitação do novo e preservação das raízes.

Caruaru




Caruaru 
Hoje em dia a capital do Agreste é mundialmente conhecida pelo seu artesanato, mercados e festas. A comunidade de artistas localizada no Alto do Moura foi eleita pela UNESCO como o maior centro de arte figurativa das Américas, sem dúvida é um dos lugares que não podemos deixar de visitar. A Festa de São João e a Feira de Caruaru são uma das mais importantes 

Lampiao Grupo


      Lampião:  Homem e lenda
Virgulino Ferreira da Silva reinou na caatinga entre 1920 e 1938. A origem do cangaço, porém, perde-se no tempo. Muito antes dele, desde o século 18, já existiam bandos armados agindo no sertão, particularmente na área onde vingou o ciclo do gado no Nordeste, território onde campeava a violência, a lei dos coronéis, a miséria e a seca.

Primeiro cinema de caruaru

            
O sucesso da sétima arte era tamanho que já em 8 de outubro de 1939 o comerciante Santino Cursino inaugurava, na praça José Martins, o Cine Caruaru, que chegou a comportar 1.400 pessoas. Em 13 de julho de1946, os cinéfilos de Caruaru seriam brindados com a inauguração, na atual praça Pedro de Souza, do CineSanta Rosa, que chegava acomodar 1.506 pessoas. Nos anos 40 e 50 esses dois cinemas disputavam a preferência dos caruaruenses, sendo ponto obrigatório de encontro de várias gerações que se espremiam nas filas, ao sabor conversas, paqueras e boas gargalhadas.

Centro de Caruaru


Morro do Bom jesus em Caruaru



  Morro do Bom Jesus
 Caruaru - O Morro do Bom Jesus, conhecido também como Morro do Socorro, está situado a 630 metros de altura, ponto mais alto da cidade e lugar com umas vistas panorâmicas maravilhosas de toda a zona. Nas suas proximidades encontram-se várias capelas e Igrejas, destacando a Capela do Socorro e a Igreja de Santa Luzia. Existe a possibilidade de subir ao monte através de uma escadaria decorada com as estações da Via Sacra.

Chiclete com banana e Zé ramalho no São joão de Caruaru

São joão de Caruaru